História

A União das Freguesias de Carreira e Bente é uma freguesia pertencente ao Concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. Esta união surge através da agregação das antigas freguesias de Carreira e de Bente, tendo sido criada aquando a reorganização administrativa do território das Freguesias em 2013.

A antiga Freguesia da Carreira apresenta vestígios castrejos e detém diversas referências em documentos no século XII, apontando assim um povoamento da freguesia na época pré-romana. No entanto, surge pela primeira vez documentada com a denominação de “Santo Jacobo de Carreira” nas inquirições de 1220. Foi parte integrante da Casa Ducal de Bragança, cujos duques subiram ao trono em 1640, findo o domínio filipino e onde se mantiveram até à instauração da República, em 1910. Esta presença senhorial ainda perdura nos dias de hoje através de um distinto conjunto de quintas apalaçadas aqui erguidas, bem como as manifestações de fé com tradições centenárias. Aqui podem encontram um rico património edificado, sabiamente preservado até aos dias de hoje.

A antiga Freguesia de Bente aparece designada em 1081, como pertencente ao Couto de Landim, no antigo termo de Barcelos, conhecida como “Villa Benedicti”. Em 1220 e 1258, a freguesia aparece designada “Beenti”. Segundo alguns autores, é em 1528 que surge, pela primeira vez, a referência a “Salvador de Bente”. Já no século XIX, e segundo escreveu José Augusto Vieira, no seu “Minho Pitoresco”, eram famosas as castanhas de Bente.

Os brasões de armas das freguesias têm um especial significado, que se traduz na história dos Carreirenses e dos Bentenses.

O brasão da Carreira apresenta um escudo de prata, um círculo de azul carregado de uma viera de ouro, realçada de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda: “Carreira- V.N. de Famalicão”.

O brasão da Carreira exibe uma simbologia na viera, que representa o padroeiro da freguesia o São Tiago, dando-lhe realce pelo facto de ter sido padroeiro das duas antigas freguesias que se anexaram.

O brasão de Bente ilustrado com dois ouriços de vermelho, abertos, pendentes de ramo folhado de verde, em chefe uma roda dentada de azul, com uma coroa mural de prata de três torres e um listel branco com a legenda: “Bente- V.N.Famalicão”.

O brasão de Bente demonstra uma simbologia nos ouriços a vermelho que caracterizam os castanheiros que ocuparam grande parte da área da freguesia, enquanto que a roda dentada de azul, simboliza a indústria presente antigamente e atualmente no território da freguesia, setor de extrema importância na economia da freguesia.

Caraterização:

Carreira e Bente é caracterizada pelos seus espaços verdes, onde pode respirar pureza e frescura, alinhado aos espaços rurais, que tornam esta União de Freguesias única.

Nesta União de Freguesias poderá ainda encontrar um vasto leque de tecido empresarial, com especial enfoque no setor industrial, na área da metalúrgica, da panificação, têxtil e construção civil. O setor industrial e o comércio local traduzem-se na base da economia local, com elevada oferta nos postos de trabalho e posterior dinamização da freguesia além fronteiras.

A agricultora ainda está muito presente nesta União de Freguesias, surge com contornos na agricultura familiar e a meio tempo, evidenciam elevados índices de prosperidade e uma constante crescente oferta neste setor. 

Ao longo dos anos, deparamos-mos com um desenvolvimento e crescimento contínuo ao nível da atividade económica, do equipamento social, infra- estruturas básicas, rede viária, bem como o tecido associativo, permitindo uma maior qualidade de vida para os residentes e trabalhadores nas indústrias sediadas na nossa União de Freguesias.